A lesson a day

15 dias.

15 dias foi o tempo necessário para eu gostar muito muito muito do meu trabalho, apesar de temporário. E felizmente, entrei num processo de aprendizado contínuo. Outro dia minha amiga falou que a M.Officer é conhecida como a “Escola de treinamento”… e não é que é verdade? Foram 4 dias de treinamento para que eu começasse, realmente, a vender por conta própria.

O 1° dia foi uma palestra guiada por César Frazão, que também é autor, no Centro de Convenções Rebouças, com vendedores da M.Officer& Carlos Miele do Brasil inteiro! Ele deu váaaaarias dicas de vendas. Ressaltou o quão importante é ser otimista, ter competência, ser criativo nos argumentos e ideias e mais, ser atualizado para poder fazer comentários inteligentes! Outra coisa citada que achei bem legal foi a Lei do Contraste. Segundo a Lei, é importante você sempre apresentar a peça mais cara primeiro e, em seguida, a peça menos cara pois essa última vai parecer muito mais barata. Na hora, essa lei não me fez muito sentido mas depois de trabalhar uns dias na loja percebo o quanto tudo que ele disse faz total sentido! Saber dar VALOR à peça e não apenas importância ao preço é essencial para convenver o cliente a levá-la.Image

 

Image

Mas a palestra não foi apenas 2 horas de lições e dicas.. foi também um tempo de muita descontração! Muitas vezes tivemos que levantar da cadeira, dançar, abraçar o colega ao lado, gritar “TAMO JUNTO!” pra animar todo mundo, deixar todo mundo ansioso em vender mais e mais no período de compras mais intenso do ano! Me diverti de montão!!! ;) HAHAHA só de lembraarrr dá vontade de rir.

O 2°3° dia foram na loja mesmo. Foram 2 dias de muita observação, o que me deixou bem cansada! Ver como se abordar um cliente, onde é guardada cada peça no estoque, aprender nomes de tecidos e estampas, saber os tamanhos disponíveis na seção masculina e feminina, e muitos outros detalhes! Ficava com dor nas costas e nos pés hahahaha.

E no 4°dia, tive uma “aula”-treinamento com a gerente comercial das marcas, a MELINA. Ela é bem bossy, tem um ar muito natural de superiodade, de poder, não deixa ninguém falar quando fala… mas tudo isso não era nada perto da grande pessoa que ela se mostrou ser. Fiquei admirada meeesmo!

Vou deixar registrado aqui quase tudo que ela falou porque vi importância em tudo e não quero esquecer.

Segundo ela, um vendedor bem sucedido é aquele que tem simpatia, garra, determinação, humildade, criatividade, agilidade e deve atender todo cliente como se fosse o último! Todo vendedor tem sua preparação diária. Em casa, é ter higiene pesoal& dress code. No shopping, é conhecer a concorrência e as ações do shopping. Na sua seção, é fazer a reposição, passadoria, precificação, organização e alinhamento de cabides. Isso tudo não pareceu ser muita novidade. Mas depois disso, fiquei bem atenta..

Toda venda tem 3 etapas formadas pela: abordagem, sondagem e demonstração.

Na ABORDAGEM, o sorriso é contagiante! :)

O vendedor da vez deve estar em movimento: alinhando seção, baixando o balcão e não olhar fixo porta pois isso pode afastar clientes! KKKKK O vendedor deve cumprimentar “Meu nome é ____. O seu nome é?” e também apresentar a loja “Aqui é a seção masculina, lá a feminina”, “Essa é a coleção nova”.

É nessa etapa que a quebra de gelo deve ser feita! Naquelas horas que o cliente entra e fala “estou dando uma olhadinha” é que o vendedor deve intervir ao falar “Fica à vontade” ou “Tá procurando algum produto específico?” ou até mesmo “Ai que lindo o seu relógio, onde você comprou?”.

Também é importante ficar atenta àquela peça que o cliente olhou por um tempo e colocou de volta para que quando ele estiver no provador, você levar e falar “Eu tomei a liberdad de trazer essa pra você que é a sua cara!” – Ainda não tive coragem de fazer isso KKKKKKKKKKK. Ou seja, ser cara de pau é tuuudo! Aprendi isso com a vendedora de ponta da minha loja, a Náiade. Sempre tento observar as vendas dela porque ela é muito boa!!

Na SONDAGEM, o mais importante é OUVIR as necessidades do cliente, deixar ele falar, fazer perguntas abertas!

Se ele falar “Quero ver jeans!”, o vendedor fala ” É para você? Como você prefere? Baixa, alta? Flare, Bootcut, skinny? Clean, diferenciada?”

E a DEMONSTRAÇÃO é o CVBA (características, vantagens, benefícios e atração)

Por ex: a calça é DURÁVEL, VERSÁTIL, é de QUALIDADE, é TENDÊNCIA!

E o preço deve ser falado SEM MEDO!!! hehehe Hoje eu falo sem medo mesmo.

Mais uma coisa que descobri foi o poder da palavra IMAGINE.

Imaginar é uma ação inevitável quando alguém te fala para imaginar um sanduíche de meias por exemplo! Parece que a imagem aparece mesmo na cabeça!

Então é muito legal que ao cliente provar a roupa e estar em dúvida em levar você falar algo do tipo “IMAGINA você entrando no restaurante para o aniversário do seu namorado toda maravilhosa com esse vestido lindo e todos no restaurante param o que estão fazendo para te admirar e a ex do seu namorado morre de inveja!”.

HAHAHAHAHHA Ri muito quando a Melina falou isso.. e não é que isso ajuda? Anteontem usei a palavra IMAGINA… e hoje a mulher voltou para levar o vestido!

Foi basicamente isso o último treinamento. E hoje eu vejo como foi importante para mim esses 4 dias de treinamento, de observação, de aprendizagem porque é agora que eu estou aplicando tudo isso ao meu dia a dia.

Hoje foi o dia mais cansativo para mim na loja. Talvez porque dormi pouco, porque não tinha água na loja, porque a roupa estava quente… Mas espero que amanhã seja tudo mais positivo e eu venda bastantão!!!

Vou sentir muitas saudades do ambiente dentro do shopping, da correria de atender clientes, de subir e descer escadas toda hora para repor a minha seção ou pegar peças para o cliente, de embrulhar presentes e, principalmente, das pessoas muito queridas que trabalham comigo…

15 dias passaram voando… Tenho mais 30 pra aproveitar! ;)

Image

 

 

 

 

Leave a Reply

